Já se passaram cinco meses desde o início do curso. No princípio não estava muito interessada, mas com o passar do tempo foi se tornando formidável, Mariângela e Lígia são professoras maravilhosas, sempre estão dando força pro curso, e grandes ensinamentos. Com o auxílio dessas duas construímos uma linda horta que até já foi colhida, também aprendemos a manejar coelhos.
Estou muito contente com o curso, pois fiz novas amizades e conhecimento que levarei pra sempre.
Luzia Ribeiro, 16 anos
As duas instrutoras, a Lígia e a Mariangela são demais =). A instrutora Lígia é zootecnista e veterinária , isso foi uma surpresa, pois conheci mais sobre zootecnia e claro um privilégio ter uma professora assim. A instrutora Mariangela é Psicopedagoga e Arteterapeuta, ah! Não tem outra instrutora que nem ela, com suas dinâmicas variadas, surpreendentes sempre com desenvolvimento fundamentais para vida, trabalho e cidadania.
Aprendi muito com as dinâmicas e sobre agropecuária, como manejar animais e plantar hortaliças, frutíferas e espero aprender muito mais.
Bruna Lopes Balbino Dias, 16 anos
Conheci algumas ervas daninhas e pragas que costumam atacar hortas, e as combatemos com métodos orgânicos, sem uso de agrotóxicos e pesticidas.
Preparamos o solo, para plantio de plantas perenes (pomar), e aprendemos como fazer covas (profundidade, e largura). Dentre outros assuntos, aprendi nomes científicos de algumas hortaliças, sobre a voçoroca, desmatamento do terreno e as áreas degradadas, clima e a temperatura.Aprendemos a planejar o que faremos, e o principal, aprendemos a planejar e fazer uma boa horta. Plantamos hortaliças, frutíferas entre outros.
A melhor coisa, é que além de aprendermos bastante sobre agricultura, aprendemos também a trabalhar em grupo.
Bruno Florencio, 15 anos
No curso, a coisa que eu aprendi e que vou levar para o resto da minha vida, é que tudo que nós formos fazer em grupo precisará ser feito com união entre os integrantes da equipe.
Aprendemos a planejar o que faremos, e o principal, aprendemos a planejar e fazer uma boa horta. Plantamos hortaliças, frutíferas entre outros.
A melhor coisa, é que além de aprendermos bastante sobre agricultura, aprendemos também a trabalhar em grupo.
Daiane Aparecida de Paula Medeiros, 15 anos
Aprendemos a planejar o que faremos, e o principal, aprendemos a planejar e fazer uma boa horta. Plantamos hortaliças, frutíferas entre outros.
A melhor coisa, é que além de aprendermos bastante sobre agricultura, aprendemos também a trabalhar em grupo.
Daiane Aparecida de Paula Medeiros, 15 anos
No curso, aprendemos muitas coisas, como a olericultura, como montar hortas orgânicas e fazer mudas em bandeja. Na nossa horta temos vários canteiros, neles temos couve, alface, cenoura, rabanetes, pimentas e etc.
Aprendemos muito em meio de hortas, agora não temos mais dificuldades para plantar e nem para fazer mudas, nos também tivemos a oportunidade de ver como fazer uma compostagem e um pouco de apicultura.
Elerson Luiz da Silva ,17 anos
No curso jovem aprendiz rural, nós aprendemos a lidar com a vida lá fora..... aprendemos também a fazer hortas orgânicas e como plantar arvores frutíferas. Aprendemos ver se a terra esta boa para o plantio, através da análise do solo e correção do PH. Estamos trabalhando também com culturas perenes e anuais, minhocultura, apilcultura, criação de galinhas e coelhos.
Atualmente, estamos tendo aulas de informática e aprendendo como fazer um blog ...
Fabiano Augusto de Lima, 17 anos
No curso jovem aprendiz, aprendi várias coisas novas, atividades novas , várias dinâmicas e também como se manusear uma horta, como plantar ,como fazer mudas, e depois os transplantes dessas mudas para os canteiros. Conheci vários lugares, com as viagens técnicas do curso, e com várias apresentações de trabalhos sobre os alimentos, culturas perenes e semi perene, os tipos de pragas, como acabar com essas pragas, e assim conheci várias coisas. Isso é muito interessante!!!!!!!!!!!!! Teve vezes em que eu pensei em desistir do curso, mais com passar do tempo fui conhecendo o curso melhor, e percebi que é muito bom, e interessante aprender coisas novas. Hoje, meu pensamento mudou, mudou para ir até o final, e eu vou até o fim, pois cada vez mais estou aprendendo mais e mais...
Gilberto Cristiano Cardoso Ferreira, 17 anos
Gilberto Cristiano Cardoso Ferreira, 17 anos
Quando a diretora da minha escola veio conversar conosco, ela explicou um pouco sobre o curso "jovem aprendiz rural" falando como ele é realizado. , Depois que ela explicou perguntou para a sala quem ia querer fazer o curso; eu não estava muito afim de fazer, mas acabei dando meu nome, o curso ia começar no dia 2 de abril! Quando chegou o primeiro dia eu achei meio chato, mas dai em diante, comecei a me interessar, pois não era aquilo que eu tinha pensado. Eu fui me acostumando e hoje já fazem 5 meses que eu faço esse curso e com isso já aprendi muita coisas e sem falar do benefícios que tive para minha vida!Vou dar um exemplo do que eu aprendi:- O que pode prejudicar o ar.- Consequências do desmatamento na natureza.Isso é um pouco do que nós aprendemos!!!!!!!!!!!!!!!
Ingrid Tayna, 16 anos
No começo aprendemos nas aulas teóricas algumas coisas que devemos levar para a vida toda como: caráter, ética, profissionalismo, respeito e etc. Nas aulas práticas, aprendemos a levantar os canteiros e como eles deveriam ficar.
Tivemos a oportunidade de ver como funciona o plantio e como é o desenvolvimento das plantas, aprendemos também como são feitas as plantações de culturas perenes, e de como são feitas seus plantios e suas colheitas.
Hoje a nossa horta está dando resultado, já tivemos algumas colheitas e fizemos doação há um asilo que temos aqui em nossa cidade, agora estamos arrumando o terreno para fazermos mais plantios de outras plantas como: milho, feijão e etc.
Jesaias Silva Ferreira, 16 anos
Hoje a nossa horta está dando resultado, já tivemos algumas colheitas e fizemos doação há um asilo que temos aqui em nossa cidade, agora estamos arrumando o terreno para fazermos mais plantios de outras plantas como: milho, feijão e etc.
Jesaias Silva Ferreira, 16 anos
No jovem aprendiz rural eu tive aulas teóricas onde eu aprendi muitas coisas. Nas aulas práticas eu aprendi como se plantava uma semente de flores, como colocar as hortaliças no canteiro e agora eu estou aprendendo coisas novas e eu já sei como se faz para alimentar os animais ..............
Pamela Regina Da Silva, 17 anos
Cheguei no curso com a intenção de só passar o tempo porque em casa não tinha nada pra fazer. Com o passar do tempo comecei a me interessar por que não é tão fácil como se parece plantar algo mas os benefício foi ótimo por que aprendi muito e ainda aprendo a cada dia.
Rafaela Silvestre da Silva, 15 anosNo começo pensei que seria chato o curso, porque não conhecia ninguém, mas mesmo assim, decidi fazê-lo e percebi ,que se não nos colocar-nos a frente de tudo e de todos, não chegaremos a lugar nenhum. No decorrer do curso, fiz novos amigos, aprendi a valorizar a natureza e o principal, aprendi a valorizar o trabalho rural!!!!! Eu aprendi coisas que eu nunca soube e nunca iria fazer ideia que existia, e eu nunca dei valor a elas e com o curso aprendi a valorizar,aprendi: como plantar, como cuidar, como ter precauções, tamanho de covas, o que é preciso para melhorar as plantas, a colher, saber quando estão precisando de vitamina, quando precisa ser colhidas e tudo mas, eu gostei e aprovei e recomendo o curso para todos os jovens de Guararema.
Ricardo Fernandes, 16 anos
Eu aprendi como se planta árvores perenes, onde devemos respeitar ter uma certa distância de um pé para o outro. Aprendi a fazer compostagem, observei a irrigação do maracujá, aprendi como se prepara o solo ,plantar e escolher mudas, como faz o analise do solo, como faz o raleio de mudas, o nome cientifico de cada verdura,
e também os benefícios das verduras.
Lucas Sousa, 18 anos
Lucas Sousa, 18 anos
NO CURSO JOVEM APRENDIZ RURAL APRENDI COMO CORRIGIR O PH DO SOLO, A PLANTAR EM SULCOS, EM COVAS E A FAZER MUDAS DE:
OLERICULTURA, CULTURAS PERENES, CULTURAS ANUAIS, E TAMBÉM CRIAÇÕES DE PEQUENOS ANIMAIS.
APRENDI A MONTAR COMPOSTAGEM ETC...
NO ENTANTO ABSORVI OS CONHECIMENTO SOBRE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO E SOBRE ÉTICA , POIS DEVEMOS SEGUIR AS REGRAS IMPOSTAS PARA TERMOS UMA BOA CONDUTA NA SOCIEDADE EM QUE VIVEMOS.
Cleiton Santos Soares, 15 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário