sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Rabanetes

Rabanete






 Nome científico: Raphanus sativus
O rabanete é uma planta da família das Crucíferas, originária da região mediterrânea. Quando adulta, a planta mede entre 15 e 20 cm de altura, apresenta folhas ovaladas verde-escuras e com estrias vermelhas. Sua raiz apresenta-se como um bulbo comestível, geralmente de cor vermelha e sabor picante. Porém, há uma grande variedade de rabanetes: redondos, alongados e cilíndricos; de diversas cores: vermelhos, rosados, arroxeados, cinzentos ou brancos.

Foi uma hortaliça muito apreciada no antigo Egito, Assíria, Grécia e Roma. Atualmente, o rabanete é muito consumido na cozinha asiática. Suas qualidades ainda são pouco conhecidas pelos brasileiros, que o consomem em pequena quantidade. Adapta-se melhor a regiões de clima frio ou temperado. Assim, no Brasil, a região Sul é a mais propícia para o seu plantio, podendo ser feito em qualquer época do ano.

O sabor marcante não limita a utilização do rabanete na culinária. O uso mais comum é na forma crua, em
saladas. Também pode ser preparado na forma de petiscos, cozidos ou como picles. Quando cozidos, o sabor é menos característico. Além disso, pode ser combinados com recheios e molhos, em sopas e acompanhamentos.

Nutricionalmente, a hortaliça apresenta em sua composição cerca de 95% de
água, o que justifica o baixo valor calórico. É rica em fósforo, potássio e vitamina C, além de quantidades consideráveis de cálcio.

Em relação à escolha deste vegetal, deve-se dar preferência aos bem vermelhos, já que as cores vivas indicam que o rabanete está fresco. Os de tamanho maior devem ser evitados, pois são mais fibrosos. Se houver folhas nos talos, estas devem ser verdes e duras. Independente da variedade, a hortaliça deve apresentar consistência firme e não apresentar manchas na superfície.
Para 100 g da hortaliça crua:
 

 Energia
 Ptn
 Lip
 Carb
 Fibra
 Cálcio
Fósforo 
 Potássio
 Magnésio
 Vit.B1
Vit.B6 
 Vit.C
 (Kcal)
 (g)
(g) 
(g) 
 (g)
 (mg)
(mg) 
(mg) 
 (mcg)
 (mg)
 (mg)
 (mg)
 14
 1,4
 0,1
 2,7
 2,2
 21,0
 25,0
 328,0
 10,0
 0,06
 0,04
 9,6
NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA EM ALIMENTAÇÃO. Tabela brasileira de composição de alimentos – TACO. Campinas: NEPA, 2006. 113 p.

http://www.nutricaoemfoco.com.br/pt-br/site.php?secao=alimentos-Q-R&pub=3260 

Nenhum comentário:

Postar um comentário