segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Coelho


Os coelhos mamíferos lagomorfos da família dos leporídeos, em geral dos gêneros Oryctolagus e Sylvilagus. Os coelhos possuem orelhas e pernas compridas - embora menores do que as das lebres verdadeiras - têm a cauda curta e não sobressai como corredor. Os dois gêneros de coelhos mais representativos são o Oryctolagus, a que pertence o coelho europeu comum, e o Sylvilagus, com muitas espécies norte-americanas e o tapiti ou coelho-do-mato brasileiro. A maior parte de suas espécies costuma abrir galerias subterrâneas, onde diversas gerações se nos sucedem ninhos. Seu corpo também é sempre menor que o das lebres.
Segundo a classificação científica, os coelhos pertencem, ao reino Animalia, ao filo Chordata, ao subfilo Vertebrata, à classe Mammalia, à ordem Lagomorpha, à família Leporidae.
Características
Os coelhos selvagens têm pelagem grossa e macia, acastanhada ou acinzentada. A pelagem do coelho domesticado pode ser pretacastanhacinzabranca. ou apresentar combinações dessas cores. Um coelho selvagem adulto atinge de 20 a 35 cm de comprimento e pesa de um a 2,5 kg. Os coelhos de criação podem ser bem maiores e pesar mais de 2,5 kg. As fêmeas geralmente são maiores que os machos. a maioria dos coelhos vivem mais de quatro anos em estado selvagem, porque tem uma velocidade imensa contra os inimigos. Muitos coelhos criados como animais de estimação vivem até dez anos.Os olhos do coelho ficam nos lados da cabeça. Em consequência, o animal pode ver objetos situados atrás dele ou dos lados melhor do que se estiverem à sua frente. Os coelhos podem mover as longas orelhas de uma vez ou separadamente, para captar sons, ainda que fracos,vindos de qualquer direção. Os coelhos também dependem de seu olfato aguçado para alertá-los do perigo. O coelho parece movimentar o nariz ininterruptamente.Os coelhos eram antigamente classificados como roedores. Como os castorescamundongos e outros roedores, têm os dentes bem adaptados para roer. Mas, ao contrário dos roedores, têm um par de pequenos dentes atrás dos dentes superiores dianteiros.cauda do coelho tem cerca de 5 cm de comprimento e é coberta de pêlo macio e fofo que a faz parecer redonda. A pelagem da parte inferior da cauda da maioria das espécies de coelho tem cor mais clara do que a da parte superior. Os coelhos-de-rabo-de-algodão da América do Norte são assim chamados pela cor branca ou cinza-clara da pelagem da parte inferior da cauda.
Comportamento
O coelho é um animal de comportamento dócil, manso e carinhoso. O homem é o maior inimigo dos coelhos. Durante um ano, os caçadores matam milhões de coelhos por esporte. Agricultores também matam coelhos para proteger as colheitas. Outros inimigos dos coelhos são os coiotes, raposas, bisões e fuinhas. Gaviões, corujas e algumas outras aves caçam coelhos para servir-lhes de alimento. Muitos caninos e felinos também caçam coelhos.
Hábitos alimentares e/ou Dieta
O coelho come muitas espécies de plantas. Na primavera e no verão, seu alimento são folhas verdes incluindo trevos, capins e outras ervas. No inverno, come galhinhoscascas e frutos de arbustos e árvores. Os coelhos às vezes causam prejuízo à lavoura porque mordiscam os brotos tenros de feijão, alface, ervilha e outras plantas. Também danificam árvores frutíferas porque roem sua casca. É ressaltar que os coelhos têm a cenoura como a base de sua alimentação. Não devem, em hipótese alguma, comer alface, pois esse vegetal pode causar diarreia.
Doenças
Os coelhos podem contrair tularemia, doença transmissível ao homem que lida com coelhos doentes (veja tularemia). Outra doença, amixomatose, antigamente só ocorria naturalmente em algumas espécies da família do coelho, existentes na América do Sul.ReproduçãoA gestação da coelha dura cerca de 30 dias. Geralmente nascem quatro a cinco láparos (filhotes de coelho) por vez, mas esse número varia de dois a nove. Os filhotes não enxergam nem ouvem, e não têm pêlo. A mãe os mantém no ninho que cava no solo.
Forra o ninho e cobre os filhotes com capim e com pêlos, que arranca do próprio peito com os dentes. A cobertura esconde os coelhos recém-nascidos e ajuda a mantê-los aquecidos. Quando os láparos têm cerca de dez dias, já podem ver e ouvir, e possuem pêlos macios.
Forra o ninho e cobre os filhotes com capim e com pêlos, que arranca do próprio peito com os dentes. A cobertura esconde os coelhos recém-nascidos e ajuda a mantê-los aquecidos. Quando os láparos têm cerca de dez dias, já podem ver e ouvir, e possuem pêlos macios.

Curiosidades
  • · Os coelhos não são roedores, são logomorfos
  •   Os coelhos roem de tudo para gastarem seus dentes, que não param de crescer. Os dentes da frente dos coelhos são como os dos roedores, que crescem durante toda a vida, e um dos dentes é escuro. Para que eles fiquem do tamanho certo, os coelhos roem tudo, principalmente madeira
  •    Quando tratado, um coelho pode viver até 10 anos.
  •    O tempo de gestação de uma coelha é de apenas 1 mês, tendo de 4 a 6 filhotes e amamentando entre 20 e 30 dias. O coelho é um símbolo muito comum na Páscoa, por sua fertilidade (para judeus e cristãos, tem a ver com a esperança de uma nova vida).
  • ·  O coelho doméstico é da mesma espécie do coelho selvagem Europeu, que depois de ser domesticado foi espalhado por todo o mundo. Na Austrália, em especial, esta "universalidade" dos coelhos e sua alta capacidade de reprodução transformaram-no uma praga.
  • ·   Um coelho tem um raio de visão extremamente amplo. Podendo ver o ambiente que o rodeia atrás de si, sem mexer o pescoço.
  • ·    Os principais predadores do coelho são a raposa e a onça, mas há muitos outros animais que predam o coelho.
  • ·    Decorrente de seu ciclamento, os coelhos tem normalmente 2 cios por mês; onde depois de um período de 11(onze) dias apta a reprodução, sem fecundação há dois dias de esterilidade, sendo este o único intervalo entre seus períodos reprodutivos.
  • ·      Na série de jogos eletrônicos Sonic the Hedgehog, a personagem Cream é uma coelha
Cunicultura
Como corpo de conhecimentos, Cunicultura é a parte da zootecnia especial que trata da criação de coelhos. Como atividade pecuária é o conjunto de procedimentos técnicos e práticos necessários à produção de carne, pele e pelos de coelhos ou criação do animal em condições especiais para uso como cobaias de laboratório. Tendo de gestação, uma coelha, 31 dias até o nascimento dos filhotes.
Produto         
 De acordo com Kotler (1996, p. 32):
“Os consumidores favorecerão aqueles produtos que oferecem mais qualidade, desempenho ou característica inovadoras. Os administradores das organizações orientadas para o produto , focam sua energia em fazer produtos superiores e melhores ao longo do tempo”.
Segundo Cicco (1998), do coelho se pode aproveitar praticamente tudo, pois a carne é macia e saborosa e de fácil digestão. A pele depois de curtida, é utilizada na confecção de objetos dos mais variados. O pelo produz uma lã extremamente macia e leve. Até os dejetos (fezes e urina), depois de curtidos adequadamente em esterqueiras especiais, constituem um ótimo adubo, rico em fósforo e nitratos. De sua cartilagem obtém-se farinhas, utilizadas na alimentação de outros animais. Saiba ainda que os neonatos (recém-nascidos) são empregados na fabricação de vacinas contra a febre aftosa e o próprio coelho na idade adulta se presta como animais de pesquisa nos laboratórios.
Carne                        
Conforme matéria  da Tribuna do Norte (01/02/98), a riqueza proteica da carne de coelho reúne um baixíssimo índice de gorduras, consequentemente tem um baixo índice de colesterol, além disso oferece o binômio mineral cálcio e fósforo, importante para o desenvolvimento e a saúde dos ossos, para regular as contrações musculares, inclusive as do coração, e para a reconstituição das células.
Já para o SEBRAE (1996), a carne de coelho é um alimento, devido ao seu elevado teor protéico, associado a um baixo teor de colesterol, o que a torna especialmente apropriada para a alimentação de crianças, idosos e convalescentes, além de ser muito saborosa e procurada em restaurantes das mais diversas categorias. A carne de coelho é toda branca, macia, muito saborosa, riquíssima em proteínas, baixa em calorias, considerada uma carne fina que satisfaz os paladares mais exigentes, de fácil digestão sendo inclusive chamada como: carne Dietética indicada até em severos regimes alimentares.

Coelhos criados por nós do curso Jovem Aprendiz Rural














Bruna Lopes




Compostagem


Compostagem  é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo, a que se chama composto, e que pode ser utilizado como adubo.
 Compostera  é uma  estrutura própria para o depósito e processamento do material orgânico. Geralmente as feitas em locais pequenos possui proteção feita com tijolos. Neste local é colocado o material orgânico e folhas secas, por cima do monte, para evitar o cheiro ruim. Para saber como funciona uma composteira clique no link ao lado.
  A  vantagem  desse  procedimento  dá-se uma finalidade adequada para mais de 50% do lixo doméstico, ao mesmo tempo em que melhora a estrutura e aduba o solo, gera redução de herbicidas e pesticidas devido a presença de fungicidas naturais e microorganismos, e aumenta a retenção de água pelo solo.

Minhocultura


                           Minhocultura                                          
  A criação de minhocas (minhocultura) é, uma atividade recente e desconhecida do grande público. A exemplo dos demais países da América do Sul, ela teve início no final de 1983, com matrizes trazidas da Itália pelo Comendador Lino Morganti, para a sua propriedade em ltú.
Nos EUA, estima-se que os 100 milhões de pescadores ali existentes movimentam centenas de milhões de dólares anuais com o comércio de minhocas para finalidades esportivas. Na produção de húmus, esterco de minhoca ou vermicomposto (terra vegetal), para fins de jardinagem.
                       Reprodução
Os oligoquetas, como também são conhecidas as minhocas, são animais hermafroditos, isto é, apresentam os órgãos reprodutores masculinos e femininos num mesmo indivíduo. É interessante sabermos que a minhoca é hermafrodita e que após o acasalamento, cada indivíduo, sem distinção, irá produzir um casulo com até 7 ovos por dia (espécies comerciais).                     
       Espécies Comerciais
Apenas três espécies são criadas
1- Eisenia foetida, ou minhoca dos montes de esterco;
2- Lumbricus rubellus, ou minhoca de resíduos orgânicos, a "verdadeira" Califórniana (California-red). Essas duas espécies, embora sejam de origem européia, são conhecidas comercialmente como "vermelha da Califórnia"; e 
3- Eudrilus eugeniae, "african nightcrawler", a gigante africana, de introdução mais recente, que vem se constituindo na "vedete" das minhocas, entre criadores e pescadores.

Cenoura



Daucus carota, popularmente conhecido como cenoura ou cenoira é uma planta da família das apiáceas conhecida e apreciada desde a época dos antigos gregos e romanos. O nome também designa a raiz dessa planta, raiz esta que é tuberosa, laranja, com uma textura lenhosa e comestível.
As cenouras são comidas cruas, inteiras, ou como parte de saladas, e são também cozidas em sopas e refogados. Também se pode fazer bolo de cenoura. A parte folhosa da planta não é comida na maioria das culturas, mas é comestível.
As cenouras são grandes fontes de fibra dietética, antioxidantes, minerais e caroteno. Este último, responsável pela coloração alaranjada característica do vegetal, é uma provitamina A (substância que dá origem à vitamina A dentro de um organismo vivo). Ele ajuda o desempenho dos receptores da retina, melhorando a visão. Também ajuda a manter o bom estado da pele e das mucosas. No ser humano, apenas cem gramas de cenoura são suficientes para suprir as necessidades diárias de vitamina A.
As cenouras, originalmente, apareciam com cores púrpura, branca e amarela. A cenoura laranja, que é hoje sinônimo de cenoura, foi desenvolvida na Holanda como tributo (orange significa "laranja") durante a guerra holandesa de independência da Espanha, no século XVI.
Nunca se deve descascar uma cenoura, pois a parte mais nutritiva está justamente perto da superfície. Basta lavá-la e raspá-lá
Modo de plantio
SOLO: de textura média, com bom nível de matéria orgânica e p H em torno de 6
CLIMA: faixa ideal para germinação entre 20 e 30 graus
ÁREA MÍNIMA: canteiros de 0,8 a 1,4 metro de largura, e de 15 a 30 centímetros de altura
COLHEITA: de 80 a 120 dias após a semeadura
Èpouca de plantio; o ano todo.

Rafaela Silvestre

Abelhas

A relação do homem com as abelhas é bastante antiga. Esses insetos e seus produtos foram, e ainda são, utilizados com fins alimentares, econômicos, culturais e religiosos, além de se constituírem nos principais agentes polinizadores das flores, aumentando a produção de frutos e sementes e a manutenção de comunidades animais associadas a essa flora.

Esses pequenos insetos se constituem em um grupo bastante diverso, e que apresentam os mais variados níveis de organização social, onde se destacam as produtoras de mel pertencentes ao gênero Apis, também conhecidas no Brasil por “abelhas africanizadas”, “abelhas europa” ou “abelhas européias”. Essas abelhas são criadas com a finalidade de obtenção de produtos com
mel, pólen, própolis, cera e apitoxina, além de serviços de polinização dirigida, lazer ou atividade com fins educacionais.

No Brasil, a criação racional das Apis – conhecida como Apicultura – é uma atividade caracterizada pelo elevado potencial produtivo e pela obtenção de produtos diferenciados em relação aos obtidos em outras regiões. Esse potencial é reflexo da riqueza natural da flora do país, que permite a produção durante todo o ano.

Autor: fabiano

Galinheiro móvel


                                               Galinheiro móvel          
                                     Como construir um galinheiro móvel :
  • Pressão-tratados placas de 2 por 4, 10
  • Rolo de arame grande 24 polegadas
  • Serra circular
  • Fita métrica
  • Arma descontínuas com grampos 1/2 polegadas
  • Martelo
  • Broca cordless com pouco de parafuso
  • 2-1/2 polegada parafusos
  • 2 dobradiças
  • 1 gancho de trava
  • Cortadores de fio
  • Duas seções de 3 metros de corda
  1. Corte cinco 2 por 4 placas de 57 cm de comprimento com uma serra circular.
  2. Alinhe duas placas de 2 a 4 de 8-pé-longo na borda, paralela uns aos outros em uma superfície plana. Posicione duas das placas de 57 polegadas entre as extremidades da 8-rodapés para formar um retângulo de 8-por-5-pé grande. Junte-se a placas com dois parafusos de convés em cada junta.
  3. Reservada, o retângulo e repita a etapa 2, criando um segundo Retangular.
  4. Corte seis seções de 2 a 4 em 17 centímetros de comprimento. Posicione um destas placas em cada canto de um dos retângulos, estando no final sobre as extremidades das tábuas de 8 pés. Anexe estas quatro placas verticais do rectângulo, dedo do pé-cravando um parafuso em um ângulo de 45 graus para cada lado estreito do Conselho de administração.
  5. Coloque um dos dois restantes placas de 17 polegadas no ponto-médio de um dos lados de 8 pés e dedo do pé-prego no lugar com um par de parafusos como você fez no canto. Repita com a última placa de 17 polegadas do lado oposto de 8 pés.
  6. O outro retângulo 8-por-5-pé sobre os seis tábuas verticais posição e dedo do pé-unha um par de parafusos através do cruzamento para formar uma caixa medindo 8 por 5 metros por 2 metros altura.
  7. Medir 30 centímetros de uma das extremidades da caixa na parte superior 5-pé e anexar a restante 57 polegadas placa em toda a extensão entre os trilhos de topo de 8 pés de dois primeiros. Use um par de parafusos de convés através de cada interseção para prender a placa no lugar.
  8. Corte dois 2 por 4 placas em 53-1/2 polegadas de comprimento e outros dois em 23 polegadas. Coloque o Apartamento quatro em uma superfície de trabalho na forma de um rectângulo de 53-1/2 por 29-1/2 polegadas (para servir como um portal para o coop). Coloque a moldura da porta dentro a 30 polegadas de largura de abertura na caixa que você criou na etapa anterior. Anexar a moldura da porta para o intervalo com um par de dobradiças na parte de trás e adicionar uma gancho trava na parte da frente.
  9. Corte duas seções de arame em 8 metros de comprimento e anexar para os lados da moldura caixa com uma arma descontínuas. Corte um par de seções de arame em 5 pés muito tempo para anexar os lados de frente e de trás do quadro caixa.
  10. Corte dois pedaços de arame em 5 pés para cobrir a escotilha e outro três seções para cobrir o restante superior do quadro caixa além da escotilha. Ligue o fio de galinha o quadro caixa com a arma descontínuas.
  11. Empate uma seção de 10 pés de corda para os cantos inferior frontal do quadro sob a escotilha (através do arame) e gravata a outra seção de corda para os cantos inferior traseira. Essas seções de corda tornará mais fácil para mover o galinheiro todo o quintal, seja por elevação ou puxar.
  12. Abra a escotilha e coloque os frangos dentro da moldura. Manter a escotilha firmemente fechada quando as aves estão dentro.
                Vantagens do galinheiro móvel :
·  Maior segurança das aves contra predadores, por permanecerem protegidas dia e noite;
·  Baixo custo das instalações, por permitir o uso de material alternativo e reciclado;
·  Facilidade de deslocamento do aviário, por ser leve e possuir rodas;
·  Facilidade no manejo sanitário devido ao deslocamento diário, seguido da descontaminação natural pela radiação solar no local utilizado;
·  Melhor aproveitamento das áreas de gramado ou pastagens, e
·  Evita a degradação das pastagens por permitir a sua recuperação devido ao deslocamento diário 
Dicas & advertências :Ao trabalhar com ferramentas eléctricas, sempre use óculos de segurança para proteger seus olhos de voar detritos.
Artista: Gilberto Cristiano