segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Abelhas

A relação do homem com as abelhas é bastante antiga. Esses insetos e seus produtos foram, e ainda são, utilizados com fins alimentares, econômicos, culturais e religiosos, além de se constituírem nos principais agentes polinizadores das flores, aumentando a produção de frutos e sementes e a manutenção de comunidades animais associadas a essa flora.

Esses pequenos insetos se constituem em um grupo bastante diverso, e que apresentam os mais variados níveis de organização social, onde se destacam as produtoras de mel pertencentes ao gênero Apis, também conhecidas no Brasil por “abelhas africanizadas”, “abelhas europa” ou “abelhas européias”. Essas abelhas são criadas com a finalidade de obtenção de produtos com
mel, pólen, própolis, cera e apitoxina, além de serviços de polinização dirigida, lazer ou atividade com fins educacionais.

No Brasil, a criação racional das Apis – conhecida como Apicultura – é uma atividade caracterizada pelo elevado potencial produtivo e pela obtenção de produtos diferenciados em relação aos obtidos em outras regiões. Esse potencial é reflexo da riqueza natural da flora do país, que permite a produção durante todo o ano.

Autor: fabiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário